Com o envelhecimento da população, cada vez mais idosos necessitam de atenção especial no cuidado com a saúde. Com isso, a profissão de cuidador de idoso é uma das que mais cresceu nos últimos anos aqui no Brasil.
Para falar do cuidador de idoso, precisamos entender que ele é um profissional doméstico, mesmo que seja um técnico em enfermagem.
Ao trabalhar na residência do empregador, pode ser enquadrado nas leis que regulamentam o trabalho doméstico, conforme artigo 1º da Lei Complementar 150: “Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) por semana, aplica-se o disposto nesta lei”.
Reunimos 5 motivos para o patrão doméstico contratar um cuidador, confira!
1 – Aumentar e preservar a autonomia
Com um cuidador, o idoso se sente mais seguro e sua confiança e1 aumentada para realizar suas atividades diárias, sabendo que terá o apoio necessário. Além disso, o idoso conta com incentivo para realizar atividades que favoreçam sua autonomia e independência.
2 – Prevenção contra acidentes
O cuidador auxiliará o idoso a se locomover, se necessário e a realizar tarefas que demandam cuidados, prevenindo assim acidentes domésticos, que podem levar a fraturas e sequelas para a independência do idoso.
3 – Uso correto de medicações
Geralmente os idosos tomam muitas medicações e erros podem acontecer até mesmo por falta de atenção e, com isso, uma dose errada pode ser ingerida. Com o auxílio de um cuidador, a família garante que o idoso irá receber o medicamento certo, na dose correta e no horário indicado pelo médico.
4 – Hábitos saudáveis
Conforme a idade vai chegando, é necessário ter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, fibras e outros minerais, que um profissional recomendará conforme cada pessoa. O cuidador atuará estimulando o idoso para que a dieta seja seguida e o consumo de água, seja adequado.
5 – Apoio social e emocional
Mais do que uma pessoa para cuidar, o cuidador se torna uma companhia que favorece a independência do idoso, oferecendo suporte social e emocional. Promovendo assim, qualidade de vida e reduzindo o surgimento de doenças psicológicas decorrentes da solidão.
Baixe gratuitamente nosso Manual do Cuidador de Idoso
Como gerenciar o cuidador de idoso?
A contratação de um cuidador de idoso e o gerenciamento de toda a rotina trabalhista exige muito tempo e paciência para a família, mas com a Doméstica Legal você descansa, pois, cuidamos de todas as burocracias enquanto você desfruta do que importa: tempo de qualidade com quem você ama.
Tem um familiar e quer contratar um cuidador para garantir o cuidado com a saúde de quem você ama?