O emprego doméstico tem um perfil predominante feminino, 93% são mulheres, entre empregadas e empregadoras. Por esta razão, a Doméstica Legal chama a atenção para a campanha de conscientização do câncer de mama e colo do útero: Outubro Rosa!
O movimento Outubro Rosa iniciou em 1990 com o objetivo de estimular a população no controle do câncer de mama e promover a conscientização sobre a doença e estimular a prevenção. O laço rosa, símbolo da campanha, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York neste ano. Desde então, a ação é repetida anualmente. Posteriormente, o Congresso Americano firmou outubro oficialmente como mês contra o câncer de mama. Outros países começaram a aderir ao movimento.
Recentemente a campanha começou a abordar também o Câncer de Colo do Útero, já que, segundo o INCA, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, ficando atrás somente do câncer de mama e de colorretal, e ainda é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Tanto o câncer de mama como o de colo de útero, quando diagnosticados de forma precoce, possuem altos índices de cura, contudo, pela falta de informação e demora no tratamento, as doenças ainda matam.
A Doméstica Legal apóia este movimento de conscientização. Empregadoras e empregadas devem realizar os exames periódicos,conscientizando uma a outra sobre a importância da prevenção dessas doenças realizando o autoexame, mamografia e o preventivo.