No último episódio da minissérie “Dicas de quarentena da Doméstica Legal”, o virologista Rômulo Neris, um dos pesquisadores brasileiros selecionados por uma instituição americana de pesquisas, para estudar o Covid-19, trouxe dicas importantes prevenção da doença.
O destaque é para os cuidados que devemos ter com a nossa higiene pessoal. Com a flexibilização dos governos locais para a retomada das atividades, muitos trabalhadores já estão voltando às suas rotinas, e isso implica em usar condução pública, lidar com um grande número de pessoas transitando pelas ruas enquanto um vírus invisível está à espreita.
Não há como escapar da realidade que temos vivido, contudo, podemos tentar amenizar seus efeitos. Precisamos estar atentos a nossa saúde, nossa alimentação, praticar exercícios físicos, se possível, se você toma medicação controlada, mantenha em dia, evitar bebidas alcoólicas em excesso e usar as medidas de prevenção recomendadas pelos órgãos do governo.
Vale relembrar as recomendações do Ministério da Saúde:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.
É se cuidando que preservamos os nossos familiares, os amigos, os colegas de trabalho, as pessoas ao redor e a nossa própria vida. Fiquem bem. E se puderem, fiquem em casa.