Nos meses em que o empregado tiver particularidades como: faltas, atrasos, horas extras, adicional noturno, adicional de viagem, gratificações, entre outras verbas que alterem a remuneração do empregado, então o empregador precisará inserir estas informações no recibo. A Doméstica Legal preparou um passo a passo, confira:
Passo 1:
Logar no eSocial, utilizando o CPF, código de acesso e senha.
Passo 2:
Clicar no menu na opção “Folha/Recebimentos e Pagamentos”.
Passo 3:
Clicar na opção “Dados/Folha de Recebimentos e pagamentos”
Passo 4:
Selecionar o mês desejado.
Passo 5:
O eSocial apresentará esta mensagem e o empregador deverá clicar em “OK”.
Passo 6:
Clicar no nome da empregada.
Passo 7:
Se o objetivo do empregador for acrescentar alguma verba de vencimento (horas extras, adicional noturno, gratificação e etc.), ou seja, algum valor que será somado ao salário do empregado, então deverá clicar na opção “adicionar outros vencimentos/pagamentos”.
Ou se o objetivo do empregador for deduzir (descontar) alguma verba do salário do empregado (faltas, atrasos e etc), deverá clicar na opção “adicionar outros descontos”.
Passo 7.1:
Para lançar alguma verba de vencimento, o empregador terá a opção de localizar a verba desejada, informando o nome ou selecioná-la manualmente, clicando na verba desejada.
Passo 7.1.1:
Após ter selecionado as verbas desejadas, deverá clicar no botão “Adicionar”
Passo 7.2:
Para lançar alguma verba de dedução (desconto), o empregador terá a opção de localizar a verba desejada informando o nome da verba ou selecioná-la manualmente clicando na verba desejada.
Passo 7.2.1:
Após ter selecionado as verbas desejadas, deverá clicar no botão “Adicionar”
Passo 8:
O eSocial apresentará as verbas que foram selecionadas pelo empregador.
Passo 9:
O empregador deverá informar manualmente o valor total de cada verba.
Informar sempre valor (R$). Conforme exemplo abaixo.
Passo 10:
Informar a data de pagamento ao trabalhador e clicar em “Salvar Rascunho”
Passo 11:
O eSocial informará que o rascunho foi salvo com sucesso.
Passo 12:
Descer a barra de rolagem até o final da tela e clicar em “Concluir Pagamentos”
Passo 13:
O eSocial apresentará esta tela novamente, clicar em “OK”.
Passo 14:
Clicar em “Encerrar Pagamentos”
Passo 15:
O eSocial apresenta o relatório para encerramento do pagamento, caso o empregador concorde com os lançamentos clicar em “Confirmar” ou caso não concorde e queira fazer os lançamentos novamente clicar em “Cancelar”.
Passo 16:
O eSocial apresentará na tela a informação de que “Os dados foram salvos com sucesso” e o empregador terá a opção de emitir três documentos que são extremamente necessários para a segurança do empregador.
“Emitir Guia”: nesta opção será emitida a guia de recolhimento das obrigações mensais, o DAE ( Documento de Arrecadação do eSocial) que inclui o INSS laboral, INSS patronal, Seguro por acidente de trabalho, Antecipação do FGTS, FGTS.
Relatório Consolidado: Este relatório mostrará em um documento o que foi lançado no mês para o empregado, caso o empregador possua mais de um empregado, este relatório mostra os lançamentos de cada empregado separadamente em um único relatório.