A Previdência Social tem disponível uma ferramenta online para que os contribuintes possam visualizar gratuitamente suas informações de contribuição e outros serviços relacionados.
Empregados e empregadores doméstico podem usar o serviço para encontrar informações como o nome do empregador, o período trabalhado e a remuneração recebida, além das contribuições realizadas em GPS, na condição de contribuinte individual e/ou prestador de serviço. Outros serviços são:
- Extrato CNIS;
- Histórico de Créditos;
- Carta de Concessão;
- Consulta de Revisão de Benefício;
- Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual;
Para acessar esses e outros serviços, veja abaixo o passo a passo para cadastramento:
Passo a passo
Passo 1 – Acesse o Link:
https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/
Passo 2 – Selecione a opção “Entrar”.
Passo 3 – Clique no botão “Fazer Login”.
Passo 4 – Clique no botão “Cadastre-se”.
Passo 5 – Informe os dados solicitados.
Passo 6 – Responda algumas perguntas que o sistema irá fazer.
OBS: É importante responder corretamente.
Passo 7 – O Sistema irá exibir uma senha inicial, logo depois, o usuário deverá alterar para sua senha pessoal. Clique no ícone “Meu INSS”.
Passo 8 – Clique no botão “Entrar” que se encontra no canto superior à direita da sua tela.
Passo 9 – Informe o CPF e a senha pré-definida pelo sistema do governo.
Passo 10 – Informe sua senha atual e a nova senha pessoal e clique no botão alterar senha.
Sua senha deve conter pelo menos 9 caracteres e possuir: letra maiúscula, letra minúscula, número e pelo menos um caractere especial.
Passo 11 – Dar autorização para o acesso à informações sobre o CPF, NIT e Nome completo.
Passo 12 – Clique no botão “Extrato previdenciário” CNIS.
Passo 13 – Selecione a Inscrição desejada.
Obs: Normalmente o usuário só terá uma inscrição, porém em alguns casos poderá haver mais de uma.
Passo 14- Clique no botão Imprimir o seu extrato de contribuições para a Previdência Social.