Embora o prazo para pagamento das contribuições dos empregados domésticos seja no dia 7, quem antecipou o preenchimento do eSocial teve uma surpresa desagradável, que mais parecia uma nova instabilidade no site. Os empregadores quando acessaram o portal receberam a mesma mensagem: “Código de Acesso Expirado. Favor gerar novo código de acesso.
O problema é que ninguém informou sobre a antecipação do cadastro para o novo código de acesso, já que o prazo de vencimento deveria ser apenas em outubro, e não agora, oito meses antes da data – destaca Mario Avelino.
Falhas no eSocial
O problema é que o portal que foi feito para ajudar os empregadores e unificar o recolhimento das obrigações trabalhistas dos empregados informando sobre os pagamentos, assim que foi criado, atrapalhou um bocado, pois o sistema apresentou vários erros e muita instabilidade.
O início foi caótico, agora melhorou sensivelmente. Mas ainda existem funcionalidades não implementadas e alguns problemas como a emissão do informe de rendimentos, que é o documento que mostra o histórico que o empregador pagou as contribuições e impostos. Ele podia ser impresso, o que era uma garantia para o patrão, mas está bloqueado. Isso gera prejuízo também para o trabalhador – avalia Avelino.