O Instituto Nacional Seguro Social (INSS) já está recebendo pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade por telefone ou internet. Agora, basta acessar o portal Meu INSS ou ligar para a central telefônica 135.
A empregada doméstica receberá um número de protocolo para acompanhar se o benefício foi liberado ou não pela internet. Só será necessária a presença em uma agência do INSS em casos específicos, como na falta de documentos. A análise para a liberação dos dois benefícios é feita automaticamente, com base nas informações disponíveis no sistema do INSS e do governo, desde setembro de 2017.
Ainda nesta semana, até quinta-feira (24), alguns serviços que eram atendidos por ordem de chegada nas agências, também poderão ser agendados pela internet e telefone.
Confira a lista de serviços:
- Alterar meio de pagamento
- Atualizar dados cadastrais do beneficiário
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
- Cadastrar Declaração de Cárcere
- Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
- Cadastrar ou Renovar Procuração
- Cadastrar ou Renovar Representante legal
- Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
- Desistir de Aposentadoria
- Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
- Pensão por Morte
- Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
- Reativar Benefício
- Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
- Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
- Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
- Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
- Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
- Transferir Benefício para outra Agência