Perto de completar 1 ano da sanção da PEC das Domésticas, o tema voltou para a pauta da imprensa. O Jornal Hoje, da Globo, fez uma reportagem nesta terça-feira, 31 sobre os efeitos que a nova lei trouxe para o dia a dia das empregadas que foram formalizadas e conquistaram novos direitos.
Assista à reportagem completa aqui
No estúdio, a jornalista Sandra Annenberg destacou a importância do registro em carteira para garantir ao trabalhador direitos como: jornada de trabalho de 44 horas semanais, adicional noturno, hora extra e FGTS. A reportagem destacou ainda um crescimento significativo no número de empregados formalizados após a Lei Complementar 150 entrar em vigor. De acordo com dados do IBGE, utilizados pela emissora, em maio de 2015 o Brasil contava com 1.917.267 domésticos registrados e este número saltou para 2.169.529, em março de 2016.
O especialista em emprego doméstico e Presidente do Portal Doméstica Legal, Mario Avelino concedeu uma entrevista. Para ele, a entrada de novas leis aumentou a conscientização de empregadores e empregados sobre seus respectivos direitos e deveres dentro do vínculo de emprego “Quando os dois lados sabem direitos e deveres, a relação melhora”, comenta o especialista, em entrevista ao Jornal Hoje.