A Globo News fez um balanço do primeiro ano do eSocial, comemorado no dia 1 de outubro. No estúdio do canal o especialista em emprego doméstico e presidente da Doméstica Legal, Mario Avelino falou sobre os pontos positivos e negativos do site do governo que se tornou obrigatório na rotina dos empregadores domésticos.
O bloco dedicado ao tema destacou ainda alguns números do emprego doméstico no Brasil, com destaque para os 1,4 milhões de empregados formalizados no eSocial neste primeiro ano. O especialista respondeu perguntas dos espectadores sobre dificuldades em operar o sistema e também sobre recolhimento de impostos sobre 13º salário e férias.
Avelino avaliou as etapas do eSocial e sua eficiência, desde o lançamento em outubro de 2015, até o momento: “Quando o sistema foi lançado a nota que eu daria era -7, isso porque foi lançado sem estar pronto, faltando muitos ajustes, meramente para cumprir uma determinação legal. Já em janeiro chegou a -1, agora eu daria uma nota 6,5 porque ainda faltam pontos para funcionar plenamente”, disse Mario Avelino.