Os direitos relacionados à segurança e saúde do empregado doméstico é uma forma de garantir que o trabalho seja efetuado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, a realização pessoal e social dos empregados, sem prejuízo para sua saúde, integridade física e mental. De acordo com os artigos 13 e 17 da convenção 189 e 19 da Recomendação 201 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o Trabalho Doméstico Decente para as Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos, é importante a utilização das normas de segurança e saúde do trabalhador, onde todo empregado doméstico tem direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável.
O empregador doméstico deve oferecer ao empregado um ambiente decente e com boas condições de trabalho e ainda, materiais para o trabalho com segurança como: luvas, botas, cordas, vassouras com cabo apropriado, entre outros. Também existindo a necessidade do empregado preservar a própria saúde mudando os maus hábitos de postura corporal e realização de atividades inadequadas ao serviço. E assim, amenizando e evitando futuros problemas e possíveis razões de afastamento do trabalho. Lembrando que as organizações representativas dos empregados e dos empregadores domésticos , quando existem, devem adotar medidas com a finalidade de proteção dos empregados, eliminando ou reduzindo ao mínimo os riscos e prestando assistência visando a prevenção dos acidentes, doenças e mortes e proporcionar a segurança e saúde no trabalho.
O empregador pode ajudar seu empregado doméstico a manter a saúde e segurança em seu lar, adotando pequenas mudanças na realização de atividades cotidianas, atitudes que podem fazer a diferença no futuro.