Desde dezembro de 2022 o eSocial está passando por mudanças: o acesso ao sistema é realizado exclusivamente através do gov.br, ou seja, não sendo mais possível entrar com o código de acesso.
As mudanças foram implementadas em fases e estamos prestes a entrar na segunda etapa de implementação.
Quais serão as etapas das demais fases?
As etapas que ainda faltam são:
- A partir de 13/02/2023: o login por gov.br ouro e prata será exigido para serem informados todos os eventos trabalhistas (admissões, desligamentos, férias, afastamentos, alterações contratuais e cadastrais);
- Em abril/2023: o código de acesso será descontinuado definitivamente;
Por que o código de acesso foi extinto?
O gov.br é um meio de login único aos sistemas públicos digitais e garante um grau de segurança na identificação e autenticação de cada cidadão que acessa o serviço digital. Sendo assim, é muito superior ao modo usual de login no eSocial, por CPF, código de acesso e senha.
Como fornecer o acesso do seu eSocial a terceiros?
Para fornecer o acesso do eSocial a terceiros (prestadores de serviço como a Doméstica Legal), o patrão deve conceder uma procuração autorizando acesso exclusivo ao eSocial doméstico. A procuração tem durabilidade de até 5 anos. Saiba como realizar a procuração para a Doméstica Legal pelo site gov.br
Precisa aumentar o nível da sua conta gov.br? Saiba como!
Para aumentar o nível da sua conta gov.br de bronze para prata ou ouro, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações descritas. Também é possível logar em sua conta e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
Manual das mudanças no acesso ao eSocial
Produzimos este manual para ajudar o empregador doméstico a entender do que precisa para criar uma conta gov.br para ter acesso ao eSocial. Baixe o arquivo gratuitamente.