Você sabia que todo dia 28 de abril é celebrado o Dia da Segurança no Trabalho? Por isso, é importante lembrar que a segurança no ambiente de trabalho não é responsabilidade apenas do empregador, mas, também, da empregada doméstica.
O nosso lar é o local mais seguro para nós e nossa família, porém, quando temos alguém trabalhando diariamente em nossa residência, ficamos suscetíveis a problemas que podem ser mínimos e até mesmo graves.
Quando não se há costume e domínio de determinadas tarefas domésticas, alguns acidentes podem ocorrer, e tanto empregador quanto a doméstica, podem ser prejudicados.
Alguns acidentes são mais comuns do que outros, como quedas, choques elétricos, cortes e queimaduras. É importante estar atento a esses perigos e adotar medidas preventivas para garantir a segurança da empregada e de todos que vivem na casa.
Muitos acidentes domésticos podem ser evitados com simples cuidados. Pensando nisso, a Doméstica Legal preparou um manual de prevenção de acidentes domésticos, que contém informações valiosas tanto para o empregador quanto para a empregada.
Baixe aqui o Manual de Segurança no Emprego Doméstico
Como o patrão doméstico pode ajudar para evitar acidentes domésticos?
O empregador pode colaborar com a prevenção de acidentes, fornecendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para as tarefas diárias da empregada. Também é imprescindível disponibilizar calçados emborrachados e fechados para evitar escorregões e machucados com objetos pontiagudos e orientar a empregada a utilizar as bocas de trás do fogão para ferver ou fritar alimentos, e colocar os cabos das panelas para dentro;
Como a empregada doméstica pode ser prevenir?
Além disso, é importante orientar a empregada sobre os riscos que podem existir no ambiente doméstico e mostrar a ela como lidar com essas situações.
Algumas medidas simples podem fazer a diferença, como:
- realizar a manutenção adequada da panela de pressão, verificando a borracha e os pinos, evitando colocar muitos alimentos na panela e não obstruir as válvulas;
- ter cuidado ao manusear facas;
- evitar gambiarras em eletrodomésticos;
- utilizar luvas para a limpeza, especialmente em banheiros e em lugares com objetos pontiagudos;
- evitar improvisos e não fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
Lembre-se: a prevenção é a melhor maneira de garantir a segurança e a saúde da empregada doméstica e de todos que convivem no ambiente doméstico. Baixe agora o manual de segurança no trabalho da Doméstica Legal e adote medidas preventivas para evitar acidentes domésticos.