Quem precisa fazer alguma atualização cadastral no CPF tem uma oportunidade de reduzir a burocracia neste processo. A Receita Federal disponibiliza hoje, segunda-feira, dia 16 de janeiro, um serviço gratuito de atualização online dos dados cadastrais de brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil.
Informações como CPF, nome, endereço e telefone poderão ser alteradas por meio do preenchimento de um formulário gratuito disponível no site da Receita Federal a partir de segunda. As operações poderão ser realizadas a qualquer hora, inclusive finais de semana e feriados, sem necessidade de agendamento. A Receita Federal estima em cerca de 191 milhões os potenciais usuários desse serviço.
O atendimento presencial para alteração de CPF continuará sendo disponibilizado em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, há cobrança de tarifa de serviço no valor de até R$ 7,00.
Os empregadores domésticos devem manter os seus dados cadastrais atualizados e se certificar de que os de sua empregada também estejam em dia. Isto ajuda a evitar problemas futuros relacionados à documentação trabalhista, na hora de sacar o FGTS, seguro-desemprego ou dar entrada nos benefícios da Previdência Social, tais como:
- Aposentadoria;
- Auxílio-doença;
- Pensão por morte;
- Salário maternidade;
- Etc.
Para utilizar o serviço, clique aqui.