Os dados são alarmantes. A estimativa mundial aponta o câncer de próstata como o segundo câncer mais frequente em homens no mundo. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens (Instituto Nacional de Câncer, 06/02/2020)
Não menor do que os riscos é o preconceito. Muitos homens ainda não realizam exames de rotina no urologista uma vez por ano. No mês da campanha Novembro Azul, a Doméstica Legal chama a atenção de empregadores e empregados domésticos acima de 45 anos para cuidarem de sua saúde.
Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%, então é preciso que o público masculino busque um profissional da saúde o quanto antes para uma consulta.
A Doméstica Legal abraça e apoia campanhas como essa.
É preciso falar sobre a saúde do homem
O Ministério da Saúde com apoio técnico do INCA criou a página Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção em seu portal na Internet. O INCA também disponibiliza em seu site a cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? com informações para que todos possam ter acesso a informações pertinentes à doença e decidirem o que é melhor para a própria saúde, além de incentivar que os homens procurem um profissional de saúde para conversar.