Falar de saúde em um momento o qual o mundo está enfrentando uma pandemia é um desafio. Cuidar do nosso corpo e mente não deve apenas se restringir ao vírus que temos enfrentado, ainda existem doenças que precisam da sua atenção. E outubro é um mês dedicado a conscientização do câncer de mama e os problemas causados por ele, também conhecido como Outubro Rosa.
Empregadoras podem ajudar suas domésticas nesse período, indicando um médico de confiança e perguntando até se ela precisa de alguma ajuda para procurar algum profissional da saúde. A ajuda também pode ser pagando um médico ou ajudando na resolução dos exames necessários.
Em sua maioria, o emprego doméstico possui muitas empregadoras e trabalhadoras domésticas, e há anos temos nos posicionado sobre a importância de se manter saudável e buscar uma opinião médica anualmente. O câncer de mama descoberto ainda em estágio inicial, pode ser tratado e até mesmo curado.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, de 2020 a 2022, sejam diagnosticados anualmente 66.280 novos casos de câncer de mama. Isso quer dizer que a cada 100 mil mulheres, 62 terão a doença. O câncer de mama é um dos três tipos de câncer mais diagnosticados no mundo, seguido por câncer de pulmão e o colorretal. Por ano, há uma média de 2 milhões de casos de câncer de mama diagnosticados no planeta. Se esse número te assusta, mais que nunca, você precisa procurar um médico e agendar uma consulta de rotina para saber como anda a sua saúde.
Campanha anual de prevenção do Instituto Nacional do Câncer
A campanha do Outubro Rosa terá como tema “Quanto antes melhor” em 2020, conforme anunciou a Sociedade Brasileira de Mastologia na segunda-feira, 28. A ideia é alertar a importância da prevenção. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) de Aloagas, Ligia Teixeira, fatores como obesidade, estresse e sedentarismo influenciam no surgimento da doença.
O risco de desenvolver câncer de mama pode ser reduzido em até 28% com uma alimentação saudável e atividade física, além de evitar gorduras e bebidas alcoólicas.