Apesar do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2021 ter sido estendida, o cronograma para o pagamento da restituição não foi alterado. O pagamento é feito por meio de uma fila e o empregador doméstico pode conferir no dia anterior a liberação do lote, se sua restituição será paga.
Veja as regras para a declaração de Imposto de Renda 2021
O empregador que entrega a declaração primeiro tem mais chance de estar entre os primeiros para receber a restituição. É importante destacar que há uma prioridade para o recebimento: idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores não seguem a fila e têm preferência.
O empregador doméstico que já enviou sua declaração e por algum motivo precisar fazer correções, perderá seu lugar na fila, pois a data da retificação irá contar como prazo de envio.
Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2021:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5ºlote: 30 de setembro
Até quando posso entregar a minha declaração?
O prazo final para o envio da declaração é no dia 31 de maio, às 23h59min59s.
Como não ser multado por atraso na entrega da declaração de Imposto de Renda 2021?
Uma opção muito utilizada por quem deixa para última hora é o envio da Declaração Original ainda dentro do prazo. Sem informações dos rendimentos tributáveis e outras informações, com a Declaração Original enviada dentro do prazo é possível retifica-la posteriormente sem ter que pagar a multa.
Como eu faço para declarar o Imposto de Renda 2021?
Basta acessar o site da Receita Federal clicando aqui e escolher a melhor opção para envio da declaração. É possível escolher para qual plataforma você deseja fazer o download do programa, seja para celular ou computador, e até mesmo fazer online, através do portal e-CAC, a novidade do ano.