Existem muitos perigos quando se trata do ambiente doméstico como local de trabalho, pois quando não se há costume e domínio de determinadas tarefas domésticas, alguns acidentes podem ocorrer. Em 27 de julho comemora-se o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, e queremos chamar a atenção de patrões e domésticas para esse assunto tão importante.
Saber como prevenir que acidente de trabalho aconteça no ambiente doméstico e como a empregada pode cuidar de sua saúde para desenvolver suas atividades de maneira segura e eficiente, é de extrema importância para que nenhuma das partes sejam prejudicadas.
Um trabalho feito com segurança traz harmonia para todo o ambiente familiar, deixando o patrão despreocupado com as tarefas domésticas e preservando a saúde da trabalhadora.
É importante que o patrão converse com a doméstica dando orientações necessárias para que o trabalho seja feito com cuidado e segurança.
Acidentes mais comuns no ambiente doméstico
Os acidentes mais comuns no ambiente doméstico são as quedas, choque elétrico, cortes, queimaduras, explosões de gás e panelas. As quedas podem ocorrer por conta de tapetes e passadeiras leves, que as pessoas espalham pela casa, que não são emborrachados. As empregadas subindo em banquinhos para alcançar algo ou uma cadeira que não aguenta o peso delas.
O choque elétrico está relacionado a muitas coisas, mas um ponto importante é a sobrecarga de benjamim, o mau contato na geladeira e também no exaustor.
As queimaduras também são acidentes comuns, as empregadas que colocam as panelas para ferver nas bocas da frente do fogão ou faz fritura, esbarra no fogão ou esbarra no cabo e derrama. Também existem os riscos de explosão tanto do gás quanto da panela de pressão.
O que o patrão doméstico pode fazer para evitar acidentes domésticos?
O empregador deverá fornecer as ferramentas necessárias, também conhecidas como Equipamento de Proteção Individual (EPI), para as tarefas diárias da doméstica. O não fornecimento de ferramentas adequadas, colabora para a improvisação de ferramentas e o uso inadequado delas. Este tipo de atitude coloca em risco quem está realizando a tarefa, ou seja, a empregada doméstica.
A questão é orientar o profissional que a casa também tem riscos, conversar com sua empregada, mostrar para ela as peculiaridades da casa, para evitar acidente de trabalho.
É fundamental o uso de algumas ferramentas necessárias como:
- Calçados emborrachados e fechados. Além de não escorregar, objetos pontiagudos não vão machucar;
- Quando a empregada for trabalhar com fritura e ferver uma panela com água, leite ou colocar algo com muito volume para ferver. Sempre utilizar as bocas de trás do fogão. E isso também vale para os cabos, quando grandes, devem ser colocados para dentro;
- A manutenção da panela de pressão. Sempre colocar a borracha em dia, pinos limpos, não colocar muito alimento na panela a ponto de ficar muito cheia, pois pode entupir as válvulas e causar explosão;
- Ter muito cuidado na hora de manusear as facas;
- Em relação aos eletrodomésticos, nunca fazer gambiarras. Gambiarras em geral são muito perigosas;
- Utilizar as luvas para fazer a limpeza, principalmente dos banheiros e de lugares onde podem ter objetos pontiagudos. O ideal seria usar as luvas o tempo inteiro, pois para manipular os produtos de limpeza é muito importante, principalmente produtos de limpeza fortes como água sanitária e cloro.
Não inventar moda, improvisos e evitar fazer milhões de coisas ao mesmo tempo, é o melhor caminho para evitar acidentes.
Manual de segurança no trabalho
O intuito deste manual é destacar como podemos prevenir que qualquer acidente de trabalho aconteça no ambiente doméstico e como a empregada pode cuidar de sua saúde para desenvolver suas atividades de maneira segura e eficiente.
A Prevenção da Saúde e Acidentes de trabalho, principalmente no ambiente doméstico, é um assunto que deve ser falado constantemente. Manter a saúde em dia é importante para todos.