A partir do dia 12 de dezembro, o patrão doméstico não terá mais acesso ao eSocial da maneira que conhece. A partir de dezembro, o acesso ao sistema deverá ser realizado por meio de login e senha exclusivamente através do gov.br ou certificado digital, ou seja, não será mais possível entrar com o código de acesso.
No entanto, quem terceiriza a gestão do seu eSocial não deve compartilhar o acesso da conta GOV.BR com outra pessoa ou empresa, por motivos de segurança. Através da conta GOV.BR, é possível ter acesso a todos os serviços digitais do governo em nome do patrão.
Quem gerencia o eSocial por conta própria, o que precisa fazer?
Para continuar acessando o sistema do governo, o patrão doméstico deverá usar uma conta GOV.BR (com nível de segurança prata ou ouro).
O gov.br é um meio de login único aos sistemas públicos digitais e garante um grau de segurança na identificação e autenticação de cada cidadão que acessa o serviço digital. Sendo assim, é muito superior ao modo usual de login no eSocial, por CPF, código de acesso e senha.
Já tem um Certificado Digital? Saiba como fazer a procuração:
O patrão doméstico com Certificado Digital eCPF (a1 ou A3) poderá utilizar o Portal e-CAC da Receita Federal e seguir os seguintes passos:
- Acesse o portal e-CAC;
- Clique no link Procuração Eletrônica;
- Vá na opção “Cadastrar Procuração”;
- Informe o CNPJ da Doméstica Legal (06.253.931/0001-88) na seção “Dados do Procurador”;
- Selecione as todas opções relacionadas ao eSocial e clique em “Cadastrar Procuração”;
- 1 – eSocial – Download
- 2 – eSocial – Download Doméstico
- 3 – eSocial – Grupo Acesso WEB
- 4 – eSocial – Grupo Desligamento
- 5 – eSocial – Grupo Especial
- 6 – eSocial – Grupo Preliminar
- 7 – eSocial – Grupo Rotinas
- 8 – eSocial – Grupo SST
- 9 – eSocial – Processo Trabalhista
- Clique em “Assinar documento”.