O Jornal O Dia destacou as dificuldades dos empregadores que não conseguem confiar no sistema do eSocial que ainda apresenta falhas de cálculos. Em setembro, o site lançou mais uma funcionalidade indispensável para as rotinas dos empregadores domésticos: o cálculo das verbas rescisórias. A atualização foi feita dia 16, mas ainda não está inteiramente de acordo com a legislação.
Em entrevista ao O Dia, Mario Avelino, especialista em emprego doméstico e Presidente da Doméstica Legal expôs as dores de cabeça que os empregadores vêm enfrentando. “O sistema não tem somente limitações, tem erros de cálculo”, alertou o especialista.
Os problemas se agravam ainda mais quando o último salário antes da demissão é diferente dos anteriores. Outra dificuldade está no cálculo do aviso prévio indenizado, pois quando o empregado é demitido sem justa causa pelo empregador ele tem direito de receber mais três dias adicionais de aviso prévio para cada ano trabalhado.
O sistema do eSocial ainda não está ajustado a esta regra da legislação o que pode prejudicar o empregado que pode perder dinheiro e o empregador que pode ter que responder posteriormente na justiça. A Doméstica Legal está sempre atualizada com as funcionalidades do sistema do eSocial, que é obrigatório, para dar o melhor suporte aos seus clientes para evitar problemas futuros.