O Ministério do Trabalho disponibilizou no final do ano passado, a plataforma Escola do Trabalhador. O projeto tem como objetivo levar qualificação profissional aos trabalhadores por meio de cursos gratuitos online. De acordo com o Ministério do Trabalho, a proposta nasceu depois da constatação de que muitos trabalhadores desempregados não estavam conseguindo se colocar no mercado por falta de qualificação. Foi feita, então, uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que está realizando pesquisas para definir quais serão os cursos oferecidos.
Para o emprego doméstico, o curso ‘’Cuidando de pessoas idosas’’ tem como objetivo orientar todas os cidadãos e até mesmo profissionais de saúde sobre o processo de envelhecimento e as características específicas dos idosos. De acordo com a Escola, ‘’A premissa é apresentar os principais conhecimentos relacionados ao processo do envelhecimento e o cuidar. Para atingir tal objetivo, estudaremos: o envelhecimento, o cuidar, o cuidador e o cuidas com a pessoa idosa. Para que todos possam ter um futuro humano e digno’’.
Quais são os cursos?
São mais de 25 cursos que estão listados eixos temáticos como: informação e comunicação, ambiente e saúde (Cuidando de pessoas idosas), turismo, hospitalidade e lazer, recursos naturais, desenvolvimento educacional e social, produção alimentícia, segurança, produção cultural e design, produção industrial, gestão e negócios, infraestrutura e controle e processos industriais. Confira a lista completa!
Quem pode fazer o curso?
Não existe pré-requisitos para cursá-lo ou escolaridade mínima exigida. Portanto, qualquer cidadão pode fazer o curso.
Como fazer?
Os cursos gratuitos podem ser acessados de qualquer computador do Brasil por qualquer trabalhador. Basta clicar aqui para se cadastrar! A plataforma ainda não está disponível para celulares.
Os cursos são divididos em módulos de 40 horas cada, porém pode variar dependendo de cada tema. O módulo fica disponível por 2 meses, tempo necessário para concluir as tarefas. Serão textos, vídeos e jogos para que a experiência seja simples e acessível. Ao final do curso, o trabalhador passará por uma avaliação. Caso seja aprovado, receberá o certificado de conclusão como curso de extensão da Universidade de Brasília (UnB).