Se a demissão no eSocial for feita de maneira indevida e o empregador necessitar reverter a operação no sistema, existe um procedimento específico a ser seguido para trocar o status do empregado de “Desligado” para “Ativo”. A Doméstica Legal preparou um passo a passo para orientar os empregadores nesta operação.
Veja o passo a passo completo
Passo 1
Como chegar ao botão de desligamento
Logado no site do e-social o empregador deverá clicar no menu, na opção “Trabalhador” e em seguida na opção “Desligamento”
Em seguida deverá selecionar o empregado
Selecionar a matrícula do empregado
Passo 2
Como cancelar o desligamento de empregado feito indevidamente no eSocial
Logado no site do eSocial, o empregador deverá clicar no menu, na opção “Gestão de Trabalhador”.
Verifique se o status do empregado encontra-se como desligado antes de prosseguir
Selecionar o empregado já demitido clicando sobre o nome.
Após ter clicado no empregado, o site apresentará o número de matricula do trabalhador no eSocial. Em seguida, o empregador deverá clicar em “Eventos Trabalhistas”.
Após ter clicado em “Eventos Trabalhistas” será apresentada uma tela informando todos os eventos que foram registrados no e-social. Neste momento, o empregador deverá clicar em “Excluir”.
O site apresentará um aviso, confirmando a intenção do empregador de cancelar a rescisão. Para confirmar deverá clicar em “Continuar”.
O eSocial apresentará uma tela informando que a demissão foi cancelada com sucesso.
Orientamos que após apresentação desta tela, o empregador clique no menu, na opção Trabalhador/ gestão de trabalhador.
Clique no empregado a quem se refere o cancelamento de demissão
Verifique se o empregado que antes aparecia como demitido já voltou a aparecer como “Ativo” e se o campo desligamento encontra-se sem informação.
Após estes procedimentos, o empregado encontra-se “Ativo” e habilitado para que seja feita toda a rotina mensal e eventos, normalmente.