Dia 07 de abril foi reservado para conscientização da prevenção à saúde, também conhecido como Dia Mundial da Saúde. Mas em tempos de pandemia, o que podemos fazer é seguir as regras para manter a nossa saúde e de nossos familiares preservada, para isso, é de extrema importância que as medidas de prevenção e determinações governamentais sejam cumpridas e seguidas. É preciso conscientização durante o momento de crise, estar atento às pessoas próximas e minimizar os riscos de contágio.
Com base em dados compartilhados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre como combater e evitar a contaminação pelo COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, nós da Doméstica Legal, reunimos as principais informações para você e seus familiares.
Quais os sintomas?
Febre acima de 37 graus, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dificuldades respiratórias, congestão nasal, coriza, tosse e diarreia. Outros podem ficar assintomáticos – sem sintomas aparentes. Podendo também resultar infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias severas.
Como é o meio de transmissão?
O contágio acontece por gotículas de saliva, espirro, tosse ou catarro, que podem ser transmitidos por toque ou aperto de mão, objetos ou superfícies contaminadas. Também é possível pegar o COVID-19 de alguém sem sintomas.
Quem corre mais risco de contágio?
Idosos e pessoas com doenças crônicas como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares). As crianças têm sintomas leves e não há dados sobre a infecção em mulheres grávidas.
Como evitar o contágio?
- Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool gel 70%;
- Evitar levar as mãos a qualquer parte do rosto (olhos, nariz e boca);
- Evitar aglomerações de pessoas, principalmente em locais fechados;
- Limpar objetos, como mouse, teclado, notebook e celular;
- Não compartilhar comida, utensílios, copos e toalhas;
- Em locais públicos, após tocar em maçanetas ou corrimãos, lave as mãos ou use álcool em gel;
- Ter cuidado ao espirrar e tossir. Caso aconteça, cubra o rosto com o antebraço;
- Guardar distância de, pelo menos, um metro entre as pessoas;
- Não cumprimentar com abraços, beijos e apertos de mão.
Ainda não há uma vacina para combater a doença. Mas a recomendação médica é que a população mantenha suas vacinas em dia, inclusive a de gripe, desta forma é possível a equipe médica descartar possíveis doenças que manifestam sintomas semelhantes ao do COVID-19.