Ir para o conteúdo

Voltar para o site

Blog da
  • 20 maio 2016
  • Notícia

Domésticas são revistadas em condomínio de Goiânia e caso gera polêmica

A exigência do condomínio Alphaville Flamboyant, em Goiânia, de que as empregadas domésticas fossem revistadas antes de entrar gerou polêmica nas redes sociais. Uma moradora denunciou pelas redes sociais o constrangimento pelo qual sua empregada vinha passando na chegada e saída do trabalho.

A moradora passou a buscar sua empregada doméstica do lado de fora do condomínio para que a trabalhadora pudesse passar a entrar como convidada, a fim de evitar a revista. “ Passou a ser humilhante demais sua entrada como funcionária, já que todas as mulheres que saem cedo das senzalas começam a ter que passar por revista ao chegarem dentro das casas-grandes. Suas bolsas estão sendo abertas, vasculhadas, na saída e também na entrada. Seus objetos despejados em uma mesa, estudados e catalogados” ( Trecho extraído da publicação de moradora que fez denúncia no Facebook).

revista
Empregadora denuncia condomínio que revistou sua empregada em postagem no Facebook

O procedimento que passou a ser adotado nos condomínio na última segunda-feia, 16, ganhou os holofotes da mídia sob a alegação de que tal postura seria constrangedora e contrária à lei. A Diretora executiva da Associação Alphaville Flamboyant Residencial informou por meio de nota à imprensa, publicada no portal de notícias G1, que a vistoria “Constitui um aperfeiçoamento oportuno e relevante para a proteção do patrimônio e integridade física dos moradores, considerando o aumento do nível de extrema violência urbana, que faz com que tenhamos que adotar medidas de maior controle”.

A nota segue afirmando que o procedimento sempre existiu e que existe em todos os condomínios, tendo passado apenas por aperfeiçoamento recente. Ainda de acordo com a publicação do G1, a empresa que administra o condomínio afirmou que mantem seu compromisso em realizar os procedimentos, sempre pautados na legalidade preservando a privacidade individual e o respeito aos prestadores de serviços.

A empregadora que fez a denúncia em seu perfil público na internet, no entanto discorda de que o procedimento esteja sendo respeitoso. “ Além do constrangimento de terem sua privacidade invadida sem qualquer justificativa, e talvez até mesmo ilegalmente, as empregadas domésticas ainda estão tendo que passar pelo desconforto de aguardar pela revista em uma longa e demorada fila que sobe o quarteirão, em pé e no sol. Revoltadas, elas ainda tiveram que ouvir que quem quisesse minimizar o desconforto que fosse trabalhar somente de posse do crachá de identificação, e nada mais” (diz empregadora em trecho extraído da publicação na rede social).

 

Pode revistar o empregado: Sim ou não?

O empregador, exercendo o seu poder diretivo e fiscalizador, pode proceder à revista de seus empregados. Toda revista no entanto deve sempre observar a integridade da imagem, honra e intimidade do empregado. Além do mais, antes que seja adotado o procedimento de revista o empregador deve comunicar a adoção de tal ação aos empregados previamente. É necessário ainda se certificar se existem critérios pré-estabelecidos pelo sindicato da categoria na localidade para respeitá-los.

A revista deve sempre ter caráter geral e impessoal, objetiva e sem exposição do empregado e de seus pertences. O procedimento deve ser feito apenas dentro do local de trabalho, fora dele a competência é das autoridade policial. O condomínio, no entanto não possui respaldo legal para fiscalizar especificamente os trabalhadores domésticos que chegam ou saem do trabalho.

Se o objetivo for reforçar a segurança de quem vive no local, existem outras alternativas à revista pessoal, como câmeras de circuito interno e a instalação de detectores de metal nos acessos ao condomínio, tais iniciativas monitoram todas as pessoas que transitam no local e não apenas os trabalhadores domésticos.

Vale ressaltar também que sob hipótese alguma, essa revista não pode ser íntima, ou seja impor toque ou coerção para que a pessoa se dispa ou exponha o corpo.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prescreve no artigo 373-A que é vedado ao empregador ou preposto proceder a revistas íntimas das funcionárias. A Constituição Federal de 1988 não distingue homens e mulheres, portanto, a interpretação que vem sendo dada àquele dispositivo da lei específica se estende também aos homens.

O Tribunal Superior do Trabalho entende que se houver revista íntima, expondo o trabalhador a situação vexatória, cabe indenização por danos morais.

  • fiscalização, revisar empregada, revista

Compartilhe esta publicação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
gestão

A importância da gestão eficiente da folha de pagamento de empregados domésticos

20 de agosto de 2025
confere guia

Atenção, empregador doméstico: o esquecimento do DAE pode custar caro

19 de agosto de 2025
obrigações do empregador doméstico em agosto

Quais são as obrigações do empregador doméstico em agosto de 2025?

31 de julho de 2025

Cadastre seu e-mail e fique sempre atualizado

Deixe seu comentário sobre este post

Menu do blog

Main Menu
  • Página inicial
  • Notícias
  • Dicas
  • Institucional
  • Passo a passo
  • DL na mídia
  • ONG Instituto Doméstica Legal
  • Cases de sucesso
#Tags
13º salário (49) Auxílio doença (14) aviso prévio (15) ação trabalhista (18) carteira de trabalho (27) contrato de trabalho (26) coronavírus (32) COVID-19 (33) DAE (29) demissão (28) diarista (21) direitos (15) DIRF (17) empregada doméstica (85) empregador doméstico (55) emprego doméstico (109) eSocial (143) Feriado (38) FGTS (48) Férias (31) imposto de renda (45) INSS (70) Jornal Extra (35) Jornal O Dia (27) Mario Avelino (129) obrigações (14) Obrigações trabalhistas (15) O Dia (23) Pagamento de salário (30) PEC das Domésticas (19) piso salarial (16) redução de jornada (29) redução de salário (24) Reforma Trabalhista (20) Regularização (16) rescisão (15) Rio de Janeiro (20) salário (68) Salário-família (19) salário doméstica (15) salário mínimo (28) Seguro desemprego (18) suspensão de contrato (33) São Paulo (16) Vale-transporte (15)
Institucional
  • Quem Somos
  • Instituto Doméstica Legal
  • Cases de Sucesso
  • DL na Mídia
Planos de Assinatura
  • Plano Personal
  • Plano Exclusive
  • Aplicativo para assinantes
  • Aplicativo Ponto Legal
Outros Serviços
  • Regularização Trabalhista
  • Gestão do eSocial doméstico
  • Procedimentos de Admissão
  • Procedimentos de Rescisão
  • Cálculo de 13º salário
  • Consultoria Especializada
  • Transmissão da DIRF
  • Imposto de Renda de domésticas
Informativos
  • Blog
  • Passo a passo
  • Livros e Cartilhas
  • Lives no Youtube

Nossos Contatos

  • RJ: (21) 2518-3099
  • Rua Candelária, 79 - 11º andar | Centro Rio de Janeiro - RJ | CEP 20091-020
  • CNPJ: 06.253.931/0001-88
@ 2025 Doméstica Legal. Todos os direitos reservados.
plugins premium WordPress

Selecione um dos nossos Serviços e fale com nossos especialistas

Fechar

Plano Personal

Atendimento por uma equipe de consultores com suporte especializado em até 2 dias úteis.

Fale com o comercial

Plano Exclusive

Atendimento por consultor exclusivo com resposta por e-mail em até 1 dia útil ou através de Whatsapp.

Fale com o comercial

Outros Serviços

  • Regularização Trabalhista
  • Gestão do eSocial doméstico
  • Procedimentos de Admissão
  • Procedimentos de Rescisão
  • Cálculo de 13º salário
  • Colsultoria Especializada
  • Transmissão da DIRF
  • Imposto de Renda de domésticas
  • Seguro de Vira Pró Doméstica
Fale com o comercial
Doméstica Legal

Nossos Contatos

  • RJ: (21) 2518-3099 / (Demais Estados) 3003-5636
  • Rua Candelária, 79 - 11º andar | Centro Rio de Janeiro - RJ | CEP 20091-020
Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade.
Permitir cookies
Recusar