O Estado de São Paulo lembrou, em sua sessão de economia, o primeiro aniversário do eSocial, que será no sábado dia 01 de outubro. O jornal destacou as dificuldades e falhas do sistema do governo. Como a utilização do site é obrigatória por se tratar de uma ferramenta oficial da Previdência Social e da Receita Federal, apesar de todos os contratempos, a quantidade de empregados domésticos cadastrados tem se mantido estável desde adesão inicial.
A reportagem aponta que, na opinião dos especialistas, o site ainda não está pronto e que as atualizações vêm sendo implementadas a conta-gotas. O governo, por sua vez, reconhece que a implementação teve problemas, mas avalia que está perto do ideal.
O especialista em emprego doméstico e Presidente da Doméstica Legal, Mario Avelino, aponta a terceirização das rotinas trabalhistas do empregador doméstico por empresas especializadas como uma solução para evitar dores de cabeça com a burocracia. Esta é a opção adotada pelos clientes da Doméstica Legal que querem praticidade no seu dia a dia, isso acontece porque o empregador doméstico, por não ser uma empresa, normalmente é leigo para assuntos de legislação trabalhista.
O empregador pode ser de pipoqueiro a PhD, mas não está acostumado a este tipo de cálculo e burocracia
Disse Mario Avelino, Presidente da Doméstica Legal, ao Estado de São Paulo.