Quando o empregado doméstico é afastado do emprego por motivos de saúde o contrato de trabalho é considerado suspenso. O trabalhador precisa informar sua situação à Previdência Social já que os dias ausentes do serviço serão remunerados pelo INSS.
O afastamento do empregado impacta também no recolhimento do INSS e depósito do FGTS que ficam suspensos enquanto estiver fora de suas atividades profissionais. Os clientes da Doméstica Legal devem informar a situação no sistema do Portal. Assim, os cálculos da rotina mensal ficam adequados à realidade do período de afastamento.
Veja o passo a passo:
Passo 1:
Depois de fazer o login na área de assinante da Doméstica Legal o cliente deve clicar em “Iniciar Rotinas Trabalhistas”.
Passo 2:
O empregador deve clicar no botão “Anotações e Afastamentos”.
Passo 3:
Deve clicar no botão “Afastamento”.
Passo 4:
O empregador deverá preencher os campos informando a data do afastamento, previsão de retorno, retorno real ( quando acontecer) e motivo do afastamento, em seguida clicar no botão “Confirma”. Logo abaixo dos campos a serem preenchidos o cliente encontra um modelo de anotação na carteira de trabalho que deverá servir de guia para preenchimento do afastamento na carteira de trabalho. Na lateral esquerda estão disponíveis informações complementares sobre o afastamento do empregado.