A partir desta quinta-feira, dia 25, os contribuintes podem fazer o download do programa de Declaração do Imposto de Renda, o Receitanet (sistema oficial da Receita Federal). O sistema é responsável pela transferência dos dados da Declaração de Ajuste Anual de Renda de Pessoa Física para a base de dados do órgão responsável.
O Download foi liberado quatro dias antes do início do período determinado para a apresentação das declarações de 2016. Mesmo quem instalar o programa com antecedência deverá esperar até o dia 1º de março, terça-feira, para entregar a declaração.
Declaração poderá ser salva na “nuvem”
De acordo com informações oficiais da Receita Federal, os contribuintes não precisarão se preocupar em preencher toda a declaração de uma vez. A pessoa tem a opção de fazer aos poucos e ir salvando os dados na “nuvem”. Sendo assim, o arquivo não fica restrito ao computador pessoal do usuário, permitindo que a declaração seja acessada de outros dispositivos.
Calculadora de Imposto de Renda Doméstica Legal
Quem optar pelo modelo completo poderá deduzir os gastos com a contribuição patronal do INSS em até R$ 1.182,20, em 2015 o valor da dedução máxima era de R$ 1.152,88. O abatimento é limitado a um empregado por contribuinte. Os empregadores domésticos podem utilizar gratuitamente a calculadora exclusiva da Doméstica Legal que deduz o INSS do empregador do Imposto de Renda 2016.
O cálculo pode ser bem complexo, já que passa por diversas variáveis como: data de admissão do trabalhador, eventuais demissões e afastamentos por motivos de saúde, o que altera o valor final da dedução cabível em cada caso. Veja a matéria completa clicando aqui.