O patrão doméstico não terá mais acesso ao eSocial da maneira que conhece. A partir de dezembro, o acesso ao sistema deverá ser realizado por meio de login e senha exclusivamente através do gov.br ou certificado digital, ou seja, não será mais possível entrar com o código de acesso.
Caso o usuário não possua uma conta gov.br, será possível realizar um cadastro na mesma página. Ao inserir o CPF, o usuário será direcionado para o cadastramento e concessão de níveis de confiabilidade. Os níveis de confiabilidade garantem acesso ao eSocial doméstico.
Saiba mais sobre a extinção do código de acesso do eSocial
A forma de acesso ao eSocial mudará a partir de quando?
Dia 11 de dezembro de 2022 é o último dia para os patrões domésticos que acessam o eSocial, utilizarem o código de acesso e senha.
Já no dia 12, o código de acesso será descontinuado e os módulos web e o app do Empregador doméstico somente serão acessados com o login único da conta gov.br. Lembrando que é necessário possuir nível de confiabilidade, ouro e prata.
Patrões domésticos que possuem conta gov.br com nível bronze devem aumentar o nível de confiabilidade para ouro ou prata antes do dia 12, para conseguir acessar a plataforma. Por isso, é fundamental fornecer as validações requeridas pelo governo federal para garantir uma conta prata ou ouro e assim manter o acesso ao eSocial.
Por qual motivo o código de acesso será extinto?
O gov.br é um meio de login único aos sistemas públicos digitais e garante um grau de segurança na identificação e autenticação de cada cidadão que acessa o serviço digital. Sendo assim, é muito superior ao modo usual de login no eSocial, por CPF, código de acesso e senha.
Como a Doméstica Legal poderá gerenciar meu eSocial?
Todo patrão doméstico que terceiriza o serviço de gestão da folha de seu trabalhador, deverá realizar uma procuração, via formulário ou via sistema e-CAC com acesso via certificado digital, visando a segurança dos dados e prezando a qualidade dos nossos serviços. Mas fique calmo, nossos consultores irão auxiliar durante esse período de transição do eSocial.
Para adquirir o certificado digital pela Doméstica Legal, clique aqui.